quinta-feira, 10 de março de 2011

Tênis, o calçado ideal?

Olá, amigos leitores.
Senti durante muito tempo dores severas nas pernas, operei varizes no início de novembro passado e estava ótima, só em casa, andando sempre de chinelos, não sentia mais nada.
Por motivo de saúde resolvi sair do sedentarismo e comecei a caminhar diariamente. Acontece que as dores voltaram e, para meu espanto, descobri que desta vez a causa é...meus tênis. Tenho 3 pares de tênis, um Nike Air Max Spear, um Fila Future e um Puma Cell Tazon. Acreditava serem o máximo, sempre comprei tênis pensando em estética. O Nike é o que mais me azucrina, dóem-me os joelhos, é horrível.
Andei lendo alguns artigos sobre ortopedia e fisiologia e sites e revistas de corredores e me espantei com a quantidade de informação que não chega ao consumidor final de tênis no Brasil. Aprendi que há tênis que não só são específicos para a caminhada ou corrida como também protegem as articulações, sendo recomendados, inclusive, por ortopedistas do mundo todo. São eles: Mizuno e Asics. Há no site da Alpargatas Brasil, um teste que indica o seu tipo de pisada, que pode ser: pronada, supinada ou neutra. Saber qual o seu tipo de pisada ajuda muito na escolha do tênis ideal, além de evitar doenças e torções causadas pelo uso de calçado incorreto.
Em seguida, indicarei alguns links para seu deleite:
http://www.clinicarodrigofortes.com.br/site/blog/2010/11/a-importancia-do-tenis-na-prevencao-do-desgaste-nas-articulacoes/
Para saber seu tipo de pisada:
http://www.myprecisionfit.com/test/welcome?lang=pt_BR&noAnswerSelected=
Pessoas que usam sapatos sociais para trabalhar devem fazer alongamento nas pernas e pés sempre. Também devem fazer algum tipo de ginástica localizada para a região, pois o fortalecimento da musculatura ajuda a sustentar melhor o peso do corpo, evitando lesões mais severas. 


Espero ter ajudado com a informação.
Muita saúde!



Um comentário:

  1. Olá também fiz como vc e o Nike era o pior, tbem me informei e gastei mais com tênis, e os meus pés agradecem, obrigado pelos links, só conehecia o da Mizuno

    ResponderExcluir