sexta-feira, 11 de março de 2011

A alimentação do trabalhador do século XXI

Caros leitores, é com imenso prazer que compartilho a informação de hoje com vocês. Estou fazendo uma reeducação alimentar e aprendi uma coisa muito interessante: milhões de brasileiros se alimentam de manera incorreta! Aqueles pratos bem cheios e calóricos que os nossos pais e avós nos serviam, foram baseados num ritmo de vida bem diferente do atual, quando os trabalhadores usavam mais a força física e menos o intelecto. Trabalhadores rurais, operadores de máquina, chão de fábrica, construção civil...Esses eram os trabalhos antigos, dos que construíram uma nação. 
Os trabalhadores atuais trabalham horas na frente de um computador, sentados, respirando muita poluição, se locomovem sentados no banco de seus carros por horas no trânsito. Resultado: estamos cada vez mais obesos, até as crianças! Tomem muito cuidado com o pratinho que a vovó faz para seu filhinho: ele pode estar recheado de calorias e gorduras nocivas, afinal, a vovó vai agradar o netinho que a-do-ra uma  batata frita e uma lasanha!
A dieta que lemos nas revistas, aquela com porções infinitamente menores, tem dois segredos básicos para a saúde do homem do século XXI: a quantidade de vitaminas e minerais adequada e as seis refeições diárias que todos nós devemos fazer. Eu faço uma dessas dietas, indicada por uma nutricionista, há um mês e digo: funciona mesmo! E NÃO PASSO FOME! E olha que sou boa de garfo! No meu caso, as restrições são para: frituras, gorduras, açúcar e cafeína, isso porque tenho um sobrepeso e quero perder os quilinhos que não me pertencem. Não tenho mais o inchaço da TPM e minha irritação diminuiu absurdamente! Estou tão zen agora que até pareço outra pessoa e me pego sorrindo várias vezes no dia.
Não digo que não podemos saborear as coisas gostosas da nossa gastronomia, mas ao invés de colocá-las sempre no prato, fazer isso de vez em quando e em porções menores. Como os pratos dos restaurantes finos, quando for comer algo mais calórico, faça um pratinho menor, decore, enfeite mesmo e sinta-se comendo num restaurante francês.
Lembrem-se sempre que "somos o que comemos". Aqui em casa, eu e meu esposo estamos gordinhos, quando olhamos no espelho, dizemos: "Isso tudo entrou pela boca"! Aprender a comer de forma correta só me fez ter certeza de que a nossa frase é um verdadeiro axioma.
Muita saúde a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário